Search

11 janeiro 2013

Papo de Otaku #02 - Mudanças Radicais


Durante muito tempo a Rede TV! exibiu Inazuma Eleven, um anime sobre futebol que acabou agradando a mim e a você, leitor do HQ Union, que já assistiu o TV Kids. Sim. Um anime de futebol. Diferente de outros animes, esse conta um mundo onde o futebol praticamente comanda tudo. Neste mundo, todas as pessoas tem alguma ligação com o futebol, direta ou indiretamente.


Tá, mas o que o Futebol tem de tão interessante assim, para gerar antos fãs do anime?
Fora o jogo ser uma diversão entre os meninos (hoje em dia algumas garotas gostam também), em Inazuma Eleven os personagens podem invocar técnicas muito poderosas no campo, dando chutes mágicos, criando barreiras para defesa, técnicas para roubo, técnicas em dupla, em trio, etc, etc, etc...
Cá entre nós, eu odeio o futebol, mas esse anime me dá vontade de jogar, kkk!


Bom... Endo Mamoru, o nosso jovem protagonista é o capitão de um pequeno clube de futebol da escola Raimon e para que esse clube não seja fechado, ele precisa achar mais e mais jogadores para o time fechar 1 jogadores e eles se classificarem para o maior torneio de futebol de todos os tempos, o Futebol Fronteira.

A história vai avançando, até que eles conseguem vencer as duas primeiras etapas do Futebol Fronteira, e quando estão voltando para a escola, veem o local completamente destruído. Alienígenas que jogam futebol [Putz, sempre pensei Alienígena que mexia em computadores de alta tecnologia] destruíram a escola com bolas negras.


Depois que a ameaça alienígena, ou melhor, SUPOSTA ameaça alienígena é detida, a Raimon (o clube de futebol se chama assim também) é classificada para o FFI, o Futebol Fronteira Internacional, onde eles jogam contra os países do mundo inteiro...



Anos se passam desde que a Raimon foi para a FFI e Endo se torna o técnico do time da escola, que agora conta com novos alunos (muito mais "tecnológicos" e atualizados quando o assunto é modernidade), dando início assim, à segunda fase do anime e dos jogos, Inazuma Eleven GO.


Matsukaze Tenma (Lembra quando todo mundo chamava ele de Pégasos?) é o nosso novo protagonista, e agora o novo torneio é o Holy Road, muito mais complexo e avançado que o antigo Futebol Fronteira. Em "GO", há também as Kenshins, ou incorporações, técnicas avançadas que permitem que o jogador invoque o seu "espírito" para batalhar, ou melhor, jogar. O suposto espírito sempre tem alguma técnica legal que acaba devastando qualquer goleiro despreparado.

Depois que a nova Raimon vence as duas primeiras fases do Holy Road e derrotam o terrível Quinto Setor, Tenma e seus amigos encaram uma aventura temporal, onde eles podem adquirem o conhecimento de um instrumento que funde as personalidades de algumas pessoas, animais, etc com o corpo de um jogador, concedendo-lhe incríveis habilidades nos jogos.

Bom, desde o começo eu só expliquei sobre o anime, mas na verdade, este é só um "exemplo" do nosso verdadeiro assunto, que é a mudança, assim como de Inazuma Eleven para Inazuma Eleven GO e a evolução de outros animes, que vão sempre mudando e agradando, ou não, aos fãs.

Diversos animes, como Pokémon e o próprio Inazuma Eleven apresentam evoluções drásticas, que acabam mudando um pouco o contexto original. Em Pokémon podemos observar as novas gerações e a chegada de novos pokémons, que não agradam tanto os fãs mais antigos como os mais novos.

A troca de protagonistas também é algo bastante discutido. Em certos casos, os fãs preferem que o protagonista antigo saia, mas quando chega um novo (no caso de Cavaleiros de Zodíaco para Saint Seiya Omega), eles dizem que a história ficou ruim (pra não dizer uma droga). Talvez seja mesmo a história que fica diferente e não o personagem... Quem sabe?

Lembra quando o "L" morreu em Death Note e o Near (acho que é assim o nome dele) assumiu toda a investigação? Acho que todo mundo queira que o L e o Kira se enfrentassem até o último episódio, não é mesmo? Pois é, mas a realidade é que o L morreu e o anime continuou do mesmo jeito, até que desmascaram o Raito e ele acaba morrendo, terminando assim de vez coma história....

E aí? Para ou Continua? Devemos continuar com a história do jeito que ela tá ou mudar de vez, quebrando assim os moldes iniciais de toda a trama? Bom, só o que podemos concluir é que os fãs tem opiniões diferente e mudanças tão avançadas, tão complexas acabam não agradando a maioria deles. E olha que isso está sujeito a acontecer com qualquer anime, hein?

E você? Qual anime que você notou uma grande mudança que no começo parecia boa, mas acabou não ficando tão boa assim?

4 comentários:

  1. Digimon,algumas temporadas foram muito boas,mas depois eles começaram a esculachar com o anime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Não gostei muito de Digimon 3 e nem de Digimon 5.

      Excluir
    2. São os mesmos que eu acho que eles ferraram! XD

      Excluir
  2. Eu via Inazuma Eleven todos os dias (que passava) Na Tv kids.Gostava tanto desse anime que comecei a pesquisar mais sobre ele no Pc.Quando via ele na Tv kids,acabava vendo tbm outro anime,Pokémon.Aí que comecei a pesquisar mais ainda e seguir sites.Mas aí surgiu uma coisa que eu não gostei nem um pouco,depois de mais ou menos um ano sem PC (e vendo IE só na Tv Kids).Soube que uma nova ''saga'' estava iniciando,IEGo ! Vi no máximo 3 epis e odiei.Pra min,tinha que continuar com a história de Endou.Mas penso de outra forma com Pokémon.Pra min,Ash tinha que virar Campeão logo e uma nova pessoa assumir ! E è muito chato,começar a ver Animes por IE,com história de um Garoto que ama futebol e quer ganhar a FFI,e depois virar ''isso''.De um garoto que se fundi com animais,e que tem Kenshin.Achei muito tosco.

    ResponderExcluir